O núcleo do Bloco De Esquerda de Lagoa contou com dois dos cinquenta e cinco militantes que visitaram Bruxelas entre os dias 27 e 29 de Setembro. Uma iniciativa das euro-deputadas do Bloco, Marisa Matias e Alda Sousa, no âmbito das quotas que o Parlamento disponibiliza todos os anos, permintindo que milhares de pessoas visitem um dos três órgãos soberanos da União Europeia. A sexta-feira, dia 28, esteve ocupada desde o início da manhã, até ao fim do dia com a visita a esse monumental edifício europeu, onde deputados (754), tradutores, secretários, seguranças, cozinheiros, auxiliares, pessoal de limpeza... trabalham para que a Europa seja um pouco mais que um aglomerado de países.
David Roque, da lista de Ferragudo, e Jorge Ramos, coordenador do núcleo de Lagoa e eleito pelo Parchal, marcaram presença na iniciativa e compreenderam um pouco melhor o complexo funcionamento do órgão parlamentar europeu, onde as políticas que afetam toda a nossa vida são aprovadas. Houve ainda a oportunidade de participar numa pequena manifestação simbólica no dia 29, sábado, em frente ao Conselho Europeu, em solidariedade com a manifestação que enchia a Praça do Comércio, em Portugal, liderada pela CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses). Na situação de crise económica em que se encontra Portugal, é cada vez mais necessário ser exigente com a União Europeia, pois as soluções só podem assentar nas solidariedades nacionais e na regulamentação das instituições financeiras internacionais, que, com a sua ganância, lançaram a generalidade da população na pobreza e no medo.
Em Ferragudo, em Lagoa ou em Bruxelas, não devemos deixar morrer a nossa voz e a capacidade de nos unirmos em defesa da democracia e do bem-estar social.
Na foto, da esquerda para a direita, no primeiro plano, vemos David Roque (Ferragudo), Carla Escarduça e Natacha Álvaro (ambas de Lagos), num dos vários pequenos hemiciclos do Parlamento Europeu.