quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ambiente

 Como são bonitas as paisagens criadas pela natureza ao longo de milhares de anos. Ferragudo é uma freguesia dotada dessas preciosidades geológicas e ecossistemas vivos, que aprenderam a conviver neste clima mediterrâneo parco de chuva e intenso no ar salgado trazido pelo Oceano Atlântico. Em quase toda a sua costa desenham-se pequenas praias abrigadas entre frágeis falésias de arenitos. A esta bonita costa rendilhada juntam-se leixões de alguma beleza, como o "Leixão da Gaivota", frente à famosa Praia dos Caneiros; ou ainda os algares, como aquele junto ao farol.
Infelizmente pouco dessa paisagem se encontra devidamente protegido, e nem mesmo a lei da construção afastada das arribas é suficientemente forte para anular os direitos adquiridos de alguns senhores. A frequesia de Carvoeiro é bem o exemplo dessa má gestão do espaço natural, e em Ferragudo podemos destacar as vivendas entre o molhe e a Praia do Pintadinho, ou a "Vila Gaivota", ambos conjuntos fortemente desenquadrados da paisagem e que não respeitam as distâncias legais sobre a arriba. O município de Lagoa, em vez de dar o exemplo, constrói o parque de estacionamento do molhe à face da arriba, ao invés de fazer recuar aquele espaço nem que fosse uma vintena de metros.
Valorizar o ambiente é a defesa do património natural, não somente como consolo visual, mas como potencial económico, como valor acrescentado para inspirar perpetuadamente o Homem e servir sustentavelmente o seu interesse.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário