terça-feira, 28 de setembro de 2010

Solidariedade

Ferragudo tem um centro de apoio a idosos que funciona como centro de dia. Muito positivo! Porém falta ainda a concretização de um lar que preste um serviço continuado àqueles que são extremamente dependentes e não têm onde viver. Esperemos que a época de crise que atravessamos não seja pretexto para adiar aquilo que é essencial, porque humaniza uma sociedade cada vez mais "flexível" e desumana.
Outra componente de apoio aos idosos, que nos parece pertinente, é a criação de actividades cívicas e lúdicas que os façam sentir úteis perante a sociedade e os valorize aos seus próprios olhos, ao mesmo tempo que se combate a depressão e o isolamento que às vezes o avançar da idade podem trazer.
Que tal fazer umas brigadas de manutenção de espaços verdes? Pôr grupos de idosos a gerir espaços públicos com as suas próprias mãos, tornando-os até mais responsáveis perante o bem comum, ao mesmo tempo que vivificam o seu espírito através da cooperação, do convívio, da interacção com os seus parceiros e o meio ambiente urbano. Que tal pensarmos numa horta comunitária? Que tal brigadas de pequenos arranjos nos espaços públicos? Que tal brigadas de idosos que apoiam idosos com menos mobilidade?...
As épocas de crise devem ser tempos para parar e reflectir, para depois se avançar para experiências que criem uma maior cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário